Conhecer os números, tanto do mercado interno quanto externo, é importantíssimo para a tomada de decisão dentro da safra.

As perspectivas para a safra de soja 21/22 são baseadas em um cenário bom. De acordo com um levantamento divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Produto Interno Bruto (PIB) mundial deverá ter um crescimento na ordem dos 5,6% neste ano. Em 2022, 4,3%.

A semeadura da nova safra de grãos esteve a todo vapor aqui no Brasil. Para a primeira projeção de 2022, utilizando as estimativas da Conab para a safra 2021/2022, o setor agropecuário brasileiro deve registrar um crescimento de 3,3%, bem acima do estimado para 2021.

A alteração de patamar da taxa de câmbio e a alta dos preços internacionais das commodities, em um cenário de recuperação da atividade têm mantido os preços dos produtos agrícolas em alta.

Para a safra de soja 2021/2022, a previsão aponta para 39,9 milhões de toneladas de hectares plantados, 3,53 ton/ha de produtividade e 141,26 milhões de toneladas produzidas, com as exportações tendo participação em 87,58 milhões de toneladas.

Entretanto, produzir mais não é sinônimo de obter mais lucro quando se tem um alto custo de produção. Por isso, é fundamental fazer um planejamento da safra, e a partir desse planejamento, ir acompanhando e analisando os custos, os números para conseguir de fato alcançar um bom resultado.

Um bom planejamento só é possível através da administração da propriedade.
Então, por onde começar essa administração?

A tecnologia oferece ferramentas que facilitam esse trabalho de realizar gestão, de forma simples. o eProdutor é um sistema que une financeiro e operacional da propriedade podendo auxiliar em cada etapa do processo produtivo. Desde a semeadura até a colheita.

Um sistema de gerenciamento da propriedade é fundamental porque contribui para que você olhe para os custos de forma detalhada, entendendo o quanto cada despesa representa.

Assim, é possível o produtor comparar ano a ano os resultados de suas tomadas de decisões, podendo medir o motivo por ter tido lucro ou prejuízo, entendendo o que deu certo e errado.

Não foque somente em produzir mais, mas sim, em controlar os custos. Produzir mais, de forma eficiente.

Agende uma demonstração e conheça melhor o eProdutor: https://gestaorural.eprodutor.com.br/landingpage

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *