Sua fazenda possui mais de uma atividade rural? Se sim, como você as analisa: engloba todas como se fossem uma só ou individualmente?

Quanto mais atividades, maior a complexidade para gerir as operações e finanças, concorda? Por isso, é fundamental entender que cada atividade é um negócio dentro da propriedade.

O ideal é fazer análises de cada atividade para entender como cada uma contribui, e qual está gerando maior lucro. Desta forma, é possível compreender se realmente faz sentido permanecer com todas.

Os produtores apresentam alto grau de tecnificação produtiva, mas não têm preocupação com o acompanhamento gerencial das atividades. Em outras palavras, na maioria das vezes, focam na compra de equipamentos tecnológicos em busca por mais eficiência.

Todavia, é deixado em segundo plano o controle de processos administrativos e operacionais do negócio, quando, na verdade, é a gestão financeira um dos principais fatores determinantes para aumentar a rentabilidade no campo.

Ter conhecimento aprofundado dos resultados da propriedade rural é fundamental para crescer, lucrar mais e atingir resultados consistentes. Nesse cenário, isso só é possível por meio de um bom gerenciamento operacional e administrativo.

Hoje, existem ferramentas que podem te auxiliar nesse processo. O eProdutor é uma delas. Um sistema que permite fácil rastreabilidade de informações e flexibiliza os processos de gestão da propriedade, a fim de decisões mais rápidas e assertivas.

Em termos de gestão, o produtor deve englobar o diagnóstico da propriedade, o planejamento das atividades da sua empresa rural e a avaliação e acompanhamento como um todo dos processos, como focar na previsão de custos e análise de resultados.

Ao trabalhar a gestão do ponto de vista empresarial, atente-se a algumas questões:

  • Comece pelo gerenciamento, ou seja, como controlar cada atividade em um plano macro;
  • Realize um planejamento de produção para cada atividade e o acompanhe ao longo do tempo. Dessa maneira, ao final de uma safra ou de um lote de produção, por exemplo, você poderá visualizar se o que foi executado é compatível às perspectivas do planejamento estipulado;
  • Na prática, meça o que está fazendo em cada atividade. Só assim você vai conseguir mensurar de fato qual o retorno de cada uma nos lucros da propriedade.

Ao contar com um sistema de gestão, como o eProdutor, você realiza o planejamento de modo muito simples e objetivo, seja na agricultura ou na pecuária.

Só para se ter uma ideia, você visualiza facilmente, em cada atividade o lucro e respectivas margens, bem como, porcentagem detalhada de receitas de cada em relação à receita total, o fluxo de caixa e os custos de produção, tendo em vista relatórios de resultado por período.

Quer saber mais como simplificar a administração da sua propriedade? Converse com um dos nossos especialistas e receba um atendimento exclusivo: contato@eprodutor.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *