Gerenciar os custos no agronegócio é fundamental para o alcance de resultados mais favoráveis. E na avicultura não é diferente. O maior desafio dos avicultores é justamente obter a redução dos custos e o aumento do lucro operacional.

E o que diferencia um produtor do outro? É o nível de organização, controle e conhecimento que ele tem em relação ao seu negócio como um todo.

Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), no modelo de integração avícola, que detém 95% da criação de frango, os produtores recebem por parte da integradora os investimentos necessários à manutenção da atividade, como os pintinhos, a ração e a assistência técnica.

Cabe ao avicultor a instalação, mão de obra, aquecimento, energia elétrica, cama para o aviário, condições de acesso e responsabilidade pela eficiência da qualidade do frango que será fornecido às indústrias.

Para que ele se torne competitivo, precisa conhecer os custos de produção e quais são os resultados, além de saber como melhorar as receitas e reduzir as despesas, tendo, assim, segurança para realizar novos investimentos.
Com os números detalhados, o produtor consegue avaliar se a atividade é sustentável ao longo do tempo e, com isso, ter uma visão clara para controlar o negócio.

É necessário quantificar os resultados, qualificar os processos e a produção, além de predizer como está o negócio através dos números. Cabe ainda estabelecer medidas e parâmetros que dizem como caminham as operações dentro da própria produção.
Além de ter que saber com precisão quais são cada um dos seus custos, é fundamental que o produtor rural se atenha a quantas andam o nível produtivo da granja, prestando atenção se não há nenhum desequilíbrio ao decorrer do desenvolvimento da ave.
Atualmente, o melhoramento genético, juntamente à nutrição e à sanidade, tornou possível reduzir custos ao haver maior conversão de ração em carne. É como se fosse uma engrenagem, em que cada item se integra, podendo o animal expressar todo o seu potencial genético, se forem garantidas condições de nutrição e manejos ideais.

E, se tratando de produtividade, o que muitos já conhecem é o Índice de Eficiência Produtiva (IEP). O indicador tem como objetivo mensurar a performance zootécnica de um lote de frangos de corte. Os parâmetros que compõem o índice são: ganho de peso diário (kg), viabilidade (%) e conversão alimentar.
Na conversão alimentar, o frango é um transformador de grãos em carne. O ganho de peso diário representa a divisão do peso médio do lote pela idade (dias). Já na viabilidade se percebe a diferença entre as aves alojadas e as retiradas para abate.

IEP e gestão financeira andam lado a lado. É preciso saber com exatidão quanto de recurso foi necessário para chegar a determinado índice. Por isso, é fundamental conhecer todas as informações da propriedade para realizar uma boa gestão.

Os custos devem estar centralizados para que assim se visualize os lucros. Sem eles registrados, ficará praticamente impossível saber qual é o momento ideal para se planejar, fazer novos investimentos e aumentar a produção.

Para realizar o controle dos custos, existem tecnologias capazes de simplificar o trabalho do avicultor. Soluções em gestão rural automatizam processos e garantem a integridade das informações diárias, como o eProdutor: uma plataforma completa para gerenciar a propriedade.

Se tratando de gestão financeira na avicultura, a ferramenta permite profissionalizar os negócios, organizando e gerenciando o patrimônio, desde o fluxo de caixa, contas a pagar e a receber e até a gestão de financiamentos.

A solução auxilia no controle dos custos por aviário e por ano, entregando relatórios personalizados, e ainda permite efetuar a integração com sensores de monitoramento remoto para a granja.

Na avicultura dois fatores interferem no lucro: o controle zootécnico e o controle detalhado dos custos de produção. Com o eProdutor, é possível reduzir custos de modo sustentável sem perder produtividade.
Quer saber mais como podemos te ajudar a evoluir? Consulte um dos nossos especialistas: contato@eprodutor.com.br | 41 99278-8701

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *