Como já diz o ditado: estoque parado é dinheiro parado. Em uma propriedade rural isso não é diferente. É preciso ter um equilíbrio para que o seu estoque não represente prejuízos, por isso é fundamental fazer a sua gestão correta na agricultura.
A atividade exige uma administração eficiente em cima dos insumos, sementes, defensivos, produtos para manutenção de equipamentos, além da parte mais importante que diz respeito às vendas dos grãos, frutas e outros vegetais.
Sem uma gestão correta, o produtor rural pode se deparar com um cenário de desperdício ou mesmo da falta do produto, acarretando no aumento dos custos operacionais. Para que isso não ocorra, é preciso fazer um acompanhamento efetivo ao decorrer do processo.

Estoque de insumos e estoque de produção
Existem dois tipos de estoques: o de insumos e o da própria produção. Ambos exigem um bom planejamento como ponto crucial para elevar os resultados.
No estoque de insumos na agricultura, temos a matéria-prima guardada que será utilizada ao decorrer dos procedimentos produtivos, são eles: fertilizantes, defensivos agrícolas, sementes para o plantio, produtos que serão usados na manutenção do maquinário.
No estoque de produção, ou também chamado de armazenagem, diz respeito aos produtos prontos e acabados após a colheita, como frutas, verduras, legumes, hortaliças e grãos, como a soja, por exemplo, que fica armazenada em silos.
Os produtos colhidos em sua grande parte estão prontos para serem comercializados, com destino à indústria ou mesmo o consumidor final. Nessa questão, surge a necessidade de se adotar um sistema que faz toda a gestão de estoque para ajudar nas operações logísticas.

Importância da gestão de estoque
No mundo do agronegócio, o estoque parado pode representar o dinheiro que o produtor rural está deixando de ganhar. Imagine a seguinte situação: se um agricultor produziu demais e não tem pra quem vender, ou então se foi prejudicado por questões climáticas, como lidar?
Quando falamos de custos, temos dois exemplos: um para manter o estoque e o outro caso haja perdas. O planejamento é o divisor de águas nessa questão e fazer o monitoramento em tempo real através de uma plataforma eficiente é o que pode te ajudar a ter maior previsibilidade e, consequentemente, maior lucratividade.
Se tratando desses custos no caso de insumos, pesam algumas questões: necessidade financeira, momento ideal da compra, pesquisa de mercado em relação a preços, prazos, qualidade, quantidade e estocagem.
No mundo do agronegócio, em plena era da informação, como tudo se encaminhando para o digital, é preciso traçar um papel estratégico para manter um volume menor de produtos estocados e assim obter uma vantagem competitiva maior no mercado, e é isso o que muitas organizações têm buscado.
Uma atividade bem organizada apresenta menos riscos operacionais de questões sanitárias de armazenamento e de transporte logístico. A gestão eficiente de todo o ciclo pode impactar diretamente também na qualidade final do produto.

Como fazer uma gestão de estoque eficiente
O primeiro ponto diz respeito à escolha do local onde o produto ficará guardado; tem que ser um espaço coberto e seguro. Após, registre tudo em um programa de gestão: valores, quantidade e validade.
Toda entrada e saída de mercadoria deverão ser apontadas no sistema com informações completas do que ocorreu e o que ocorrerá durante o processo do produto. Todos os dados poderão ser checados no futuro.
Com essas informações atualizadas, quem for conferir poderá ter mais confiança e segurança sobre o manejo ocorrido e com dados mais organizados. Cabe ressaltar que a tecnologia é uma aliada do produtor rural e um alicerce pra ele gerar melhores resultados.
Os negócios no campo têm evoluído a cada dia. A tecnologia tem estado cada vez mais presente no agronegócio 4.0 automatizando processos e facilitando a vida do empresário que atua tanto na agricultura quanto na pecuária.

Sistema de gestão é a solução
Um sistema de gestão rural pode transformar o modo de trabalhar no campo e assim aumentar a lucratividade no agronegócio. O eProdutor é uma ferramenta de gestão completa desenvolvida especialmente para o produtor rural.
Com o sistema, é possível evitar erros de lançamento, facilitar cálculos, controlar os custos de insumos da produção, acompanhar os gastos durante a safra, ter um dashboard atualizado, relatórios com dados precisos para um planejamento, acesso às informações em tempo real e em qualquer lugar, fazer a gestão financeira de forma simples e, principalmente, fazer a gestão de estoque de maneira eficiente.
O eProdutor é muito fácil de operar, auxiliando o produtor rural na tomada de decisões, além de possuir integração com outras tecnologias, como estações meteorológicas e sensores de monitoramento inteligente.
Entre em contato com o eProdutor e veja como um sistema de gestão eficiente pode te ajudar a superar os desafios da falta de dados e manter a sua propriedade rural organizada.
www.eprodutor.com.br | contato@eprodutor.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *