Quando entendemos que a propriedade rural é uma empresa, precisamos saber que, para essa empresa funcionar em perfeita harmonia, é preciso manter o controle dos processos. Uma visão 360º permite adotar ações estratégicas para tomar melhores decisões.

Se você, produtor rural, se encontra em um cenário de pura desorganização, não conhece seus números e trabalha com “achismos”, saiba que pode estar perdendo dinheiro.

Antes de tudo, para obter bons resultados, leve em consideração analisar uma série de fatores que interferem diretamente nos níveis produtivos e na rentabilidade. Existe uma palavrinha-chave que faz toda a diferença no seu dia a dia: gestão!

Quando falamos em gestão, não nos referimos a simples anotações em um caderno ou planilhas de Excel, mas da utilização da tecnologia como o auxílio nos processos que envolvem a propriedade como um todo.

A agricultura e a pecuária se transformaram muito nos últimos 40 anos. O mercado passou a demandar mais, os consumidores começaram a exigir mais. Nesse cenário, muitos produtores ficaram estagnados, isso porque seguiram os passos que seus antecessores davam.

Mas, para suceder, é preciso inovar e se profissionalizar. Quando o produtor abraça a posição de empresário, o negócio caminha de outra forma. Ao fazer isso, as atividades ocorrem com maior agilidade.

A profissionalização neste caso vem ao encontro de um agente indispensável: a informação. Mas como lidar com o excesso de dados nas atividades rurais? Com soluções tecnológicas!

A tecnologia não vem para substituir o homem, e sim para aprimorar e facilitar a sua rotina. Ou seja, ela é uma aliada para obter melhores resultados e de modo mais rápido. Com ela, aparecem inúmeras vantagens competitivas ao realizar a gestão da propriedade.

Dentre os benefícios, estão melhores garantias ao realizar o fluxo de caixa e controle das atividades e dos custos. Muitos produtores nem sequer sabem quanto sua propriedade resulta de lucro ou prejuízo.

Para aumentar os lucros, primeiro é necessário visualizar onde estão os gargalos na propriedade, e uma boa gestão auxilia o entendimento dessas questões.

Fato importante neste caso é que, em muitas vezes, o produtor nem sabe que determinado fator na sua propriedade está tendo falhas. O que é pior ainda. É vital que o produtor saiba sempre o que acontece dentro do seu negócio.

Imagine um cenário que você queira aumentar a produção em termos de áreas, mas não tem mais para onde expandir. Como lidar com essa situação? A tecnologia vem justamente para que você observe oportunidades de crescimento.

Maquinários de última geração podem até contribuir para um manejo mais eficiente, mas sem informações para saber se é o momento ideal para realizar tal investimento, ou não, por exemplo, pode ser um tiro no pé.

Com informações organizadas, melhores resultados podem ser obtidos ao decorrer de todo o processo produtivo. Com um sistema de gestão rural, é possível não só olhar para o financeiro como também, caminhar junto com as informações técnicas.

No caso de uma atividade como produção de grãos, consegue-se acompanhar a safra durante as fases da cultura, saber se determinado talhão está trazendo mais ou menos resultados, instantaneamente, podendo comparar, por exemplo, quais insumos apresentaram melhor custo-benefício.

O software de gestão permite analisar, não só os custos de produção, mas todas as despesas inerentes ao negócio. O sistema permite, além de uma visão ampla, um histórico detalhado por períodos.

Controlar os custos de forma automatizada promove a otimização do tempo ao administrar a propriedade, focar somente no que é necessário para impulsionar um crescimento saudável do negócio.

Se você ainda anota tudo em papeis, ou preenche os dados no Excel, jamais terá uma gestão realmente eficiente, pois as informações estarão todas desconexas e mal estruturadas. Um software garante uma análise ampla da situação financeira da fazenda em tempo real.

A automação dos processos ocorre através do cruzamento de dados, com eles, seja a partir de um tablet, celular ou computador, você visualiza de forma fácil o que realmente precisa, realiza um planejamento estratégico e toma decisões mais assertivas e na hora correta.

Plataforma de gestão rural

A melhor maneira de manter o controle da propriedade é implementando uma plataforma de gestão. O eProdutor é a ferramenta certa para isso. Com ele, você centraliza os dados e os números diários da sua propriedade de modo fácil.

Nele, estão reunidas gestão financeira, gestão agrícola e gestão zootécnica. E ainda: a solução permite a integração com outras tecnologias como estações meteorológicas e sensores de monitoramento remoto.

Em um só lugar, você realiza o gerenciamento das operações agrícola e pecuária. A plataforma oferece uma gestão automatizada desde o fluxo de caixa com relatórios simplificados até a emissão de notas fiscais do produtor rural.

O eProdutor tem como objetivo aumentar a eficiência financeira e produtiva das propriedades, trazendo organização e facilidade ao cotidiano, com foco no crescimento do empreendimento e alcance de melhores resultados nas atividades, bem como, transparência entre os sócios e planejamento sucessório familiar.

Tem dúvida de como melhorar a gestão da sua propriedade e quer saber como o eProdutor pode beneficiar ainda mais seu negócio? Converse com um de nossos especialistas: www.eprodutor.com.br/#formulario

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *