Como está sendo feita a gestão financeira da sua propriedade rural?
Você acompanha dia a dia se está tendo lucro ou prejuízos com as suas atividades no campo?
Para uma operação sustentável, os custos que envolvem o processo de produção precisam ser otimizados a ponto de serem menores que as receitas. Sem controle, fica difícil atingir bons resultados e até mesmo identificar qual é o retorno que está sendo obtido com as atividades.
Já parou pra pensar que muitas vezes você está tentando corrigir uma falha ao decorrer do processo e não é ela realmente que está acarretando no desvio? Ou então não consegue sequer identificar qual é a falha?
Para saber sobre os seus ganhos produtivos, é essencial contar com informações completas de ponta a ponta sobre as ações desenvolvidas. São as informações que vão te guiar a escolher o melhor caminho.
Para isso, elaboramos três dicas de como melhorar essa gestão e manter as finanças positivas sem complicações. Confira:

Dica 1: Controle os custos de produção
Ter o controle dos custos é um dos pilares de embasamento para tomar qualquer decisão assertiva. Com análises gerais e específicas do andamento dos processos, decisões financeiras passam a ser tomadas de forma estratégica, oportunizando o aumento na margem de lucro.

Dica 2: Acompanhe o fluxo de caixa
O fluxo de caixa é a relação das entradas e saídas de recursos financeiros em determinado período. Com os dados do fluxo em mãos, é possível mensurar se há equilíbrio entre a entrada e a saída de dinheiro ou então de produtos. Essa gestão é o que garante ao produtor agir com segurança, seja para investir ou conter gastos. Se estiver negativo, é necessário levantar qual motivo conduziu para essa situação e, assim, conseguir estudar e reverter a um quadro positivo.

Dica 3: Elabore estratégias para diferentes cenários
Ações devem ser planejadas considerando diversas características do setor, sejam positivas ou negativas. O registro de lote a lote e safra a safra possibilita ao produtor simular diferentes cenários e elaborar táticas para lidar com fatores que influenciam no balanço final. Estratégias bem-feitas podem reduzir os riscos, diminuir os prejuízos e gerar lucros mais altos.

Bônus: Solução para Produtor Rural

A tecnologia tem atuado cada vez mais como uma verdadeira aliada para o produtor rural. Para tornar mais ágil, segura e organizada a administração de uma propriedade rural, é fundamental implementar um sistema de gestão financeira.
Como sabemos, a informação é o principal guia na tomada de decisões. O eProdutor é programa ideal que ajuda o empresário do campo a planejar todas as suas ações de forma simplificada e eficiente, reunindo inúmeros dados que são essenciais em um processo de gestão.
E, quando falamos de informações, ter acesso facilitado ao histórico de lotes anteriores e safras passadas, as decisões passam a ser mais direcionadas, porque é possível visualizar e comparar caso a caso.
Dessa forma, com esse grande número de dados e informações mais consistentes, é possível ainda acompanhar em tempo hábil todos os elementos que compõem a gestão da propriedade e agir no momento certo, corrigindo os desvios ao decorrer dos processos.
Uma gestão financeira efetiva permite que o produtor consiga cortar gastos, reforçar áreas e otimizar processos, tudo com ampla inteligência.. A boa gestão financeira eleva seu nível de competitividade e, consequentemente, sua produtividade.
A análise de dados históricos, a avaliação dos resultados das estratégias e a soma dos lucros tornam possível enxergar o que você deve alterar para ter resultados futuros ainda melhores. Com tudo isso, é possível dizer que uma gestão eficaz eleva a qualidade das atividades em um novo patamar.
O futuro é sempre formado a partir de decisões do presente. Escolher o certo agora, com uma boa gestão e embasamento, é garantir que os melhores resultados sejam alcançados com o menor risco e menor esforço.

Conheça o eProdutor e perceba como um sistema de gestão eficiente pode transformar as suas atividades no campo, te ajudando, assim, a trazer mais retorno financeiro.  | comercial@eprodutor.com.br ou ligue para (41) 9.9278-8701

 

Créditos pelo texto: Laura Vendrusculo Delai

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *