Produtores rurais já vem utilizando tecnologias de sensoriamento remoto para monitorar sua produção em tempo real. Sendo assim, a partir de sensores inteligentes embarcados na nuvem, é possível ter acesso a informações relevantes e melhorar diversos processos do manejo. Para entender um pouco melhor sobre a plataforma, separamos 5 funcionalidades da tecnologia.

1 Acompanhamento dos processos produtivos em tempo real

Com o sensoriamento remoto para o agronegócio é possível acompanhar em tempo real todos os processos produtivos. Esse acompanhamento pode ser feito a partir de qualquer dispositivo móvel, que recebe informações a partir dos sensores. Sendo assim, é possível ter uma experiência completa e mais fácil de gestão dos processos.

2 Alertas para correção de desvios ou desperdícios em curso

A solução de sensoriamento remoto possibilita o diagnóstico antecipado de possíveis problemas. Desse modo,é possível evitar desvios ou desperdícios em curso na produção. Ou seja, as correções ocorrem em tempo real, melhorando os resultados finais.

3 Mensuração de variáveis importantes por meio do sensoriamento remoto

Por meio do sensoriamento remoto é possível também medir as variáveis mais importantes e suas interações. Desse modo, a ferramenta permite o monitoramento de grandezas como a temperatura e a umidade relativa do ar. Luminosidade, velocidade do vento, níveis de gases tóxicos do ambiente como amônia e dióxido de carbono (CO2) também podem ser monitorados. No caso da aplicação em aviários, é possível reduzir perdas nas granjas.

4 Automação dos processos nas granjas

Uma dos benefícios que se destacam ao utilizar o sensoriamento remoto é a possibilidade de automatizar os processos nas granjas. A tecnologia otimiza a produção, agiliza os processos e gera análises preditivas. Ou seja, uma avaliação completa em tempo real, buscando dessa forma, atingir ao máximo de produtividade e melhorar a eficiência.

5 Unificação das informações com sensoriamento remoto

Todas as informações citadas são importantes para o desenvolvimento do agronegócio. Porém, os produtores e gestores precisam de agilidade e praticidade para essas informações serem efetivas. Por isso, com o intuito de atingir a essas necessidades, o sensoriamento remoto permite reunir tudo isso em um único sistema. Dados simples e intuitivos, que facilitam o entendimento dos processos e auxiliam na tomada de decisões.

A plataforma

Conheça mais sobre o sensoriamento remoto e o que ele pode fazer para auxiliar na administração da Propriedade Rural. Fale com um dos nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas. Temos uma equipe preparada para atendê-lo da melhor forma possível.

3 thoughts on “5 Funcionalidades do Sensoriamento Remoto na Propriedade Rural

  1. Pingback: Granjas e lavouras geram dados em tempo real com sensores inteligentes e estações meteorológicas – eProdutor

  2. Pingback: Como o bem-estar animal gera melhores resultados na produção de frangos de corte - eProdutor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *